Decidi iniciar esse blog para documentar algumas coisas sobre o meu convívio e também pra falar sobre as tecnologias que eu uso no dia a dia.

Inicialmente, vou descrever o setup atual deste site que você está lendo!

O site é feito com o hugo, ele é um CMS, content management system, que gera páginas HTML estáticas baseadas em um diretório que contém as páginas do seu site em markdown. O tema que eu utilizo é o terminal, feito pelo Radek Kozieł (panr).

Usando o Hugo, eu escrevo o conteúdo de um post no site usando markdown, que é uma linguagem de “mark up”, similar ao HTML, usamos ela pra escrever plaintext com definições de elementos, para facilitar e complementar a leitura.

O markdown é útil por que a definição dos elementos é bem mais simples do que no HTML, tudo que você faz no markdown é possível via HTML, mas é mais simples de fazer

Markdown:

# Heading 1
## Heading 2
### Heading 3

- List item 1
- List item 2
- List item 3

**Bold Text**
*Italic Text*

O mesmo conteúdo porém escrito em HTML:

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
    <title>Page Title</title>
</head>
<body>
    <h1>Heading 1</h1>
    <p>This is a paragraph.</p>
    <ul>
        <li>List item 1</li>
        <li>List item 2</li>
        <li>List item 3</li>
    </ul>
</body>
</html>

Eu defino todo o conteúdo dos posts nesses arquivos markdown, e então o programa converte isso em arquivos HTML que eu posso hospedar na Internet.

Quanto a hospedagem em si, está sendo feito em uma máquina ARM ampere na Oracle Cloud Infrastructure (OCI) A oracle possui uma política de “Recursos Always Free”, que nos permite algumas configurações de máquinas virtuais ARM ou x86 de forma gratuita mês a mês. (Você pode conferir mais aqui.

É recomendável exercer cautela e bastante pesquisa antes disso, por que a Oracle tem reputação de ser uma empresa muito sombria e inacessível, os termos de uso da OCI em si são ENORMES, e o método de pagamento padrão é o Pay as You Go, o que significa que você é cobrado automaticamente no cartão de crédito no final do mês caso sua utilização vá além dos recursos gratuitos disponibilizados

Eu possuo algumas outras opções de hospedagem de serviços na internet, tenho meu servidor homelab com IPv4 público, mas dedico o uso desses recursos para serviços que são mais essenciais, além de que eu evito possíveis brechas de segurança que poderiam vir quando você expõe esse tipo de acesso.

O conteúdo do site é hospeado via nginx, que é um servidor HTTP de código aberto. Além dele, está sendo utilizado o LetsEncrypt para gerar o certificado que valida o HTTPS dessa página, e permite uma segurança entre client-server (mesmo que você esteja vendo apenas um site de conteúdo estático onde não está sendo trocada nenhuma informação sigilosa)

Com um tempo de estudo e prática você poderia fazer o mesmo em casa, talvez eu escreva um artigo mais a fundo sobre o free tier da OCI. O único requerimento que pode ser pago seria o domínio em si, o homelab-pedro.com.br foi registrado pelo registro.br, tendo seu DNS migrado para e feito pelo Cloudflare, pois permite um controle melhor e mais opções também.

Você poderia usar um serviço gratuito talvez como o DuckDNS, mas pelo registro.br o domínio é muito barato, eu mesmo paguei 40 reais para registrar ele por um ano, você não ficaria limitado a um TLD específico como o duckdns.org, e também pode esbanjar a soberania brasileira com o .br

Esta forma é a mais simples e conveniente para o setup do blog que eu encontrei até agora, prefiro a modalidade self-host também devido o controle adicional e não ter que depender de uma plataforma terceira.